LIBERTE-SE – DEIXE AS AFENSAS PARA TRÁS!

LIBERTE-SE - deixe as ofensas para trás e vá viver a vida!

Já reparou como muitas pessoas à nossa volta estão sempre fechadas, melancólicas, tristes? Se esta é uma característica pessoal e natural delas, tudo bem. Mas, desconfio que muitos, na verdade, foram profundamente feridas e estão apenas externando, silenciosamente. Feridas antigas ou recentes – não importa – têm este poder. Secam a alegria, roubam o ânimo, minam a graça. As mais recentes, sangram mais. As mais antigas, secam a alma.

De repente, estou falando de você aqui!

Pois é! Mas, hoje, quero introduzir uma ideia contundente: já parou para pensar que a pessoa que fere, via de regra, segue a vida, vive seus dias – um após o outro. Enquanto, quem foi ferido fica parado, no tempo e no espaço, “lambendo a ferida”? Este processo pode durar uma vida inteira!

Assim, com este texto aqui, gostaria de propor algo diferente: deixe você também a ofensa para trás, e vá viver sua vida!

Só que, isso não é tão fácil assim – diria alguém. Não. Mas, também não é impossível – digo eu! Pelas próximas linhas, vou apresentar uma estrutura simples e facilmente aplicável, para quem quiser realmente superar os fantasmas das ofensas e feridas sofridas.

1. DEIXE O OFENSOR IR EMBORA.

Sei que isto pode lhe parecer bem estranho. Mas, ninguém pode negar a etimologia de uma palavra! A raiz da palavra grega aphiémi – transliterada para o Português como “perdoar” – significa: deixar ir, libertar, permitir partir, remir, enviar, mandar embora. Pare um instante e medite sobre o que você acabou de ler… é impressionante! Aparentemente, quem é ofendido torna-se um aprisionador de quem o ofendeu.

Entendeu por que, linhas acima, disse que a pessoa que fere, via de regra, segue a vida, vive seus dias – um após o outro. Enquanto, quem foi ferido fica parado, no tempo e no espaço, “lambendo a ferida”? Ruminar a mágoa e a tristeza da ofensa só aprisiona o ruminador! O ofensor foi viver a vida dele!

Quem está “amarrado” à ofensa é você!

Assim, entenda que perdoar quem te feriu é libertar a você mesmo! Pode parecer estranho, sim. Mas, é verdadeiramente assim que funciona. Se você quer se livrar das lembranças, da vergonha e toda dor da ofensa sofrida… liberte seu ofensor – deixe ele ir embora. Ele nada mais vai te dever, se você o libertar! Acredite, isto se faz realidade através apenas de uma decisão. É sim ou não. Ou o liberta (perdoa) e deixa ir embora com toda dor e sofrimento, ou o prende com todo mal que traz consigo. Decida pela coisa certa. Liberte-se!

2. ESTABELEÇA UM PLANO SIMPLES, MAS MUITO FUNCIONAL.

Um plano simples, mas muito funcional:

  • Decida perdoar e não voltar atrás, haja o que houver – é sua paz liberdade que estão em jogo! Você sabe muito bem que ninguém pode convencê-lo de fazer aquilo que você não quer fazer. Então, desenvolva a convicção de que isto é o melhor para você mesmo, em primeiro lugar.
  • Não mencione a ofensa com ninguém – nem a você mesmo! Controle-se. Se a decisão foi tomada, é preciso ser fiel a ela. Extermine a tentação de ficar remoendo e encontrar uma muleta emocional que só alimenta sua dor e sofrimento.

 3. VENÇA CADA BATALHA – UMA A UMA.

Como falamos em outro artigo, tempos atrás…vença a batalha na mente:

  • Negue-se a ficar sangrando de novo, retornando à ofensa.
  • Estabeleça o limite. Fortaleça sua mente e seu coração com a coisa certa: libertar e caminhar.
  • Esvazie a cabeça, “mude o disco” – preencha o pensamento com outras coisas melhores, boas lembranças, etc.
  • Lembre-se que você também, muito provavelmente, já feriu e magoou alguém.

 4. PERCA A BATALHA, MAS NÃO A GUERRA.Não deu? Ok. Mas, não precisa voltar à “estaca zero”! Nesta vida, nenhuma vitória de hoje, garante a vitória de amanhã. Aprenda isso:

Quem quer ser vencedor precisa ajuntar muitas vitórias, até que elas se tornem o padrão!

Mesmo as pessoas mais legais, bondosas e equilibradas têm dias maus. Não será diferente com você. Mas, fique firme, nenhuma noite é eterna. O amanhecer já está aí! Fortaleça o coração e a mente de novo! Se não houver forças suficientes em você, recorra à oração. Busque quem é maior e tem mais força que você.

Liberte definitivamente quem te feriu e siga em frente, livre da dor e do sofrimento causados.

Vai nessa!



GNZS Desenvolvimento Humano, Profissional e Ministerial

EXPLORE TODO O NOSSO SITE!

Há um largo conteúdo desenvolvido para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *