Ikigai (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”, “objeto de prazer para viver” ou “força motriz para viver” – existem várias teorias sobre essa etimologia. Segundo os estudiosos, a filosofia se origina do estilo de vida dos habitantes da ilha de OKINAWA, no sul do Japão. Naquele local, supostamente, as pessoas são mais realizadas – ou acreditam que seu propósito de vida acurado lhes confere dias com um alto nível de valor – com mais sentido, mais felicidade.
A busca da razão de ser ou existir parte da compreensão e do compromisso com as quatro bases fundamentais, a seguir:
- O que você ama.
- O que o mundo necessita.
- Algo pelo qual possam te pagar.
- Algo em que você é bom.
Os japoneses afirmam que todas as pessoas têm um Ikigai (razão intima e pessoal de existir). E, para descobrir qual é o seu, é preciso de uma busca profunda, dentro de si mesmo.
Bem, filosofias à parte, o Ikigai tem muitas particularidades realmente fantásticas. Povos diferentes têm suas sabedorias milenares. E, em quase todas, é possível extrair algo bom e útil. Contudo, o que conta mesmo, no final, é a verdade e a utilidade prática que se pode encontrar e aplicar, na busca por um propósito, além do consumismo e do conforto – nossos ídolos pós-modernos.
Assim, tudo começa ao perceber-se não satisfeito com o que está sendo, ou fazendo. Mesmo porque, se está tudo bem e a satisfação é verdadeira, por que alguém mudaria?
Mas, ainda, creio que estar satisfeito também não é o suficiente. O maior cuidado deveria ser o não chegar no final da vida e se arrepender por algo que fez, ou deixou de fazer. Então, quando falamos de desenvolvimento humano – o tema master de tudo que fazemos como GNZS – estamos sempre questionando se o ponto original (A) está bom, ou se é necessário partir para o próximo nível (ponto B). Isto é buscar seu propósito de vida, ou a razão íntima e pessoal para existir!
Abaixo, permita-se passar por um breve momento de desconstrução. Talvez, algo de muito bom possa ser reconstruído… para melhor. Confira…
1. SERVIR OU SER VISTO?
A filosofia Ikigai valoriza a importância da cultura do servir, como base de uma vida feliz, ressignificando a obsessão por “ser visto” que, hoje, caracteriza nossa sociedade.
2. MELHOR DO MUNDO OU MELHOR PARA O MUNDO?
Igualmente, nossa cultura nos ensinou a buscar e desfrutar do melhor do mundo. Mas, isso está nos retribuindo mais sentido, equilíbrio e bem-estar? Considere ser “melhor para o mundo”, ampliando seu nível de consciência sobre seu papel na sociedade e no mundo.
3. VENCER NA VIDA OU VEM SER NA VIDA?
Para “vencer na vida”, é fundamental entender quem somos, podendo assim colocar todos os nossos talentos a serviço do mundo, das empresas e carreiras que desenvolvemos – entender nosso sentido!
4. CONHECIMENTO OU SABEDORIA?
Não vise formação “teórica”. Antes, busque sabedoria para tomar as decisões certas, frente aos complexos desafios da vida.
5. COMPETIR OU COOPERAR?
Concentre-se em criar relações (pessoais e profissionais) na quais você ganhe e os outros ganhem. Quando todos ganham, o mundo se torna melhor – por intermédio de pessoas melhores que, mudaram sua cosmovisão.
6. PROPÓSITO COM ALTA PERFORMANCE
Todas as pessoas que têm clareza em seu propósito, e um bom nível de autoconhecimento, podem se destacar, em tudo o que realizarem.
Acreditamos que a realização só se torna duradoura e verdadeira quando as conquistas estão alinhadas com seu propósito de vida.
Descubra razão para acordar todos os dias. Sucesso!
Gostou deste conteúdo? Aqui, oferecemos apenas uma breve apresentação do tema. Para saber mais, vá até o site Ikigai Brasil: https://ikigaibrasil.com/filosofia-ikigai/
* esta é só uma indicação de fonte de conhecimento sobre o tema Ikigai, não necessariamente apoiamos ou concordamos na totalidade das ideias apresentadas/disponíveis no site.
GNZS Desenvolvimento Humano, Profissional e Ministerial
EXPLORE TODO O NOSSO SITE!
Há um largo conteúdo desenvolvido para você!