SOCORRO, ESTOU FAZENDO HOME OFFICE!

 

Há mais de dez anos trabalhando em home office, creio que acrescentei à minha vida – pessoal e profissional – experiências muito relevantes. Como hoje em dia – dias de COVID-19, para muitíssimas pessoas, isto não é uma opção, decidi publicar algumas dicas bem legais. Espero que lhe sejam úteis!

Em tempo de confinamento, facilmente pode-se perder a noção de espaço, tempo e modo! Trocando em “miúdos”, o hábito, ou a rotina de trabalho, vai “para o espaço” e a cobrança, ou feedback de responsabilidade, continuam – ou, até mesmo, aumentam. Então, sala de jantar vira home office. Há horário para iniciar o trabalho, mas não para terminar. Ainda, tem de administrar a rotina da casa – agora totalmente afetada.

Bem, mudanças é um tema delicado. A conhecida lentidão para qualquer processo de transformação não é tão famigerada à toa. Então, seguem minhas dicas para lidar positiva e proativamente com elas.

DICA 1: AUTO CONHECIMENTO (HÁBITOS E ROTINAS)

O primeiro passo – e, com certeza, mais importante – é identificar quais são seus hábitos. Separe, em uma lista, quais eram seus hábitos antes, e, como está sua rotina hoje. Aponte quais são as mudanças mais significativas. Pergunte a si mesmo:

  • O que mudou? Como mudou? Por que mudou?

Ao entender a diferença entre a antiga e a nova, fica muito mais fácil encontrar a solução para o problema. O segredo é focar no benefício. O que você quer ganhar aplicando qualquer mudança? Também, considere se sua vida – e a dos outros envolvidos – terá alguma melhoria significativa.

DICA 2: PRIORIZAÇÃO

Ao entender as diferenças entre cada realidade, é possível eleger tudo o que deve ser mantido e tudo que deve ser descartado. Por exemplo, uma pessoa deixava para tomar café na rua, antes de entrar para o trabalho. Agora, provavelmente, terá de fazer em casa. Neste caso, há muito que considerar: fazer o café para todos da casa ou só para si mesmo? Substituir o trabalho de preparar o café, pela praticidade de comer uma fruta? Ou, nada fazer e aguardar pelo almoço? Então, o que, da sua rotina atual, deve ser descartado – por estar causando atraso, negligência, perda de prazo, etc.? O que deve ser mantido, como essencial para um dia cheio de realizações?

DICA 3: MELHORIA OU DESENVOLVIMENTO

No caso do café, preparar para toda a família dá trabalho. Mas, produz um tempo incrível juntos. Assim, o que parece ser uma perda, passa a ser um ganho. Da mesma maneira, a forma como executamos tarefas diárias pode ser melhorada ou desenvolvida. Uma reunião on line pode ser mais atrativa, pela agilidade em compartilhar telas, arquivos, etc. Então, o tempo ganho com os avanços tecnológicos pode ser empreendido em preparação para uma apresentação que faça toda a diferença. A visita de vendas cancelada, pode ser reagendada por WhatsApp. Mas, esteja preparado para ser objetivo e com uma muito boa argumentação. O “olho no olho” é um grande trunfo na hora de fechar um negócio. Mas, em tempos de tecnologia à distância, prepare melhor os argumentos.

DICA 4: FOCO E DEDICAÇÃO

Perda de foco será o seu maior inimigo. Normalmente, na empresa, após o almoço, não temos aquele sofá confortável, que escolhemos a dedo na loja de estofados. Não temos animais de estimação, nem programas de TV. Temos muita distração, trabalhando em casa. Então, àqueles que têm facilidade em perder o foco, seria interessante manter visível uma lista de tarefas para o dia. Para os mais distraídos, incluir o tempo a gastar para a realização de cada tarefa. Tem de ficar atento, aparecerão situações que não acontecem normalmente, na empresa. Uma lista vai ajudar a manter uma progressão durante o dia.

DICA 5: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Não fique à mercê da circunstância. Considere os seguintes fatos sobre o momento que vivemos:

  • Isto nunca aconteceu antes – estamos desenvolvendo o know-how
  • Como toda fase, isto vai passar.
  • As pessoas em casa (cônjuge, filhos, parentes) também não sabem como lidar. Dialogue.
  • As pessoas no trabalho (chefe, equipe, outros) também não sabem como lidar. Dialogue.
  • As outras pessoas da empresa podem depender do seu trabalho. Pense nelas. Produza.
  • Não permita que o desconhecido dite seu comportamento. Lembre quem você é e seja você!
  • Quando bater uma ansiedade, estresse, nervosismo, faça uma pausa. Respire.
  • Force seu pensamento a concentrar-se na solução. Pensar só no problema não ajuda nada.
  • Limite suas horas de trabalho. Não vire um workaholic do dia para a noite, por descontrole.
  • Aproveite as faces boas do confinamento. Relaxe.

Se este artigo foi útil, de alguma maneira, comece a aplicá-lo ainda hoje. Priorize o urgente – o que mais precisa melhorar. Não foque somente no curto prazo. Avalie os benefícios que, com o tempo, você vai poder adquirir. Não considere os ganhos somente para sua vida profissional – lembre-se que tudo começa com o pessoal. Equilíbrio é a chave para atravessar este tempo com uma boa qualidade de vida.

Sucesso!

GNZS Desenvolvimento Humano, Profissional e Ministerial

EXPLORE TODO O NOSSO SITE!

Há um largo conteúdo desenvolvido para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *